sexta-feira, 16 de outubro de 2009

.::Telescópios - Dicas Anti-Lixoscópios::.

Finalmente chegou o ultimate guia de como reconhecer com facilidade absolutamente qualquer telescópio ruim à venda!

1: O Nome e a Descrição!

Procure por estas palavras no nome ou na descrição do telescópio:
- SUPER (Em letra maiúscula mesmo)
- Profissional
- 575x / 400x
- Kit de limpeza
- Potente
- Tasco
- Bushnell
- BlueSky
Para resumir, lembrem-se sempre das 3 palavras proibidas, certo crianças?
Não lembram quais são as 3 palavras proibidas? Então vamos lá:

Super
Profissional
Potente

Fujam de telescópios com essas palavras no nome como o diabo foge da cruz.

2: O Preço!

Telescópios ruins custam quase sempre menos de R$ 300,00

3: As Fotos!

Telescópios ruins quase sempre aparecem cheios de fotos ultra coloridas powerpuff power de Nebulosas e Galáxias, cheias de detalhes de drenar a água do corpo todo e jogar na boca, e é claro, eles nem se dão ao trabalho de informar que as fotos não vieram do lixoscópio deles.
Outro problema comum com as fotos é as fotos lunares que acompanham o anúncio, geralmente são fotos da Lua em 300x, muito além da capacidade do telescópio anunciado, e que ainda assim percebe-se que o aumento não corresponde ao anunciado, de fato o aumento usado nessas fotos é quase sempre muito menor.

4: A Marca!

Ou melhor, a falta dela. Telescópios ruins raramente informam a marca dos telescópios, e o vendedor só informa se for perguntado especificamente, e a resposta é quase sempre a mesma: Weifeng ou Greika, duas marcas genéricas que são vendidas em massa por lojas de departamento.

5: Os Acessórios!

A técnica preferida de celebridades para esconder as rugas e as varizes é usar maquiagem, muita maquiagem, e isso não se limita só aos famosos mas também aos telescópios. Geralmente telescópios ruins vem cheios de acessórios para tentar esconder o nível de porcaria que eles realmente são, os acessórios preferidos do vendedor genérico de plantão são:
- Kit de limpeza
- Bolsa para transporte
- CD de Astronomia com diversos programas que você pode baixar de graça em casa

6: As Oculares!

Telescópios ruins tem uma regra: nunca inclua oculares de qualidade junto com o telescópio, e essas são as iniciais com as quais você deve se preocupar:
- H
- SR
Essas iniciais precedem a distância focal da ocular, e significam o tipo da ocular, no caso Hyugens (H) e Super Ramsdem (SR). Se ele vier dizendo que as oculares são algo como: H20, H12 e SR4, FUJA!
Uma forte aliada dessas oculares é uma Barlow 3x de plástico.

7: A Loja!

Telescópios ruins são geralmente vendidos em lojas de departamento, aquelas lojas que tem como lema: Vendemos de Tudo e fazemos de Tudo para Vender. Os vendedores geralmente fazem alarde em altas vozes sobre a potência (lembram das 3 palavras proibidas?) do telescópio, com aumentos espetaculares de 600x e detalhes magníficos.

8: A Caixa!

Sim! Até com a pobre caixa do produto eu vou implicar! Telescópios porcaria geralmente vem em caixas coloridas com uma grande área transparente onde você pode ver o próprio telescópio e alguns acessórios, alguns chamam isso de telescópio de brinquedo.

9: As Fotos do Produto!

Uma coisa que não escapou da minha atenção foram as fotos do próprio telescópio, retratados com um fundo de diversos planetas, nebulosas e galáxias, notavelmente o telescópio está brilhando. Uma vez quando eu era menor eu comprei um telescópio desses nas Lojas Americanas, levei para casa na maior ansiedade e animação, montei ele e apaguei a luz. Nada. Sem fundo de planetas ou telescópio brilhando, me senti roubado e lesado, quase liquei pro PROCON, mas achei que não ia conseguir convencer eles. (Nota para os mais lentinhos: história fictícia)

10: O Aumento!

Telescópios ruins sempre jogam todo o maravilhoso aumento deles direto na sua cara, fazem ele te dar um soco e se forçar por sua goela abaixo, eu estou falando das quinhentas vezes que 600X! 600x! 600x! é anunciado, como se já não bastasse o aumento totalmente desproporcional à capacidade do telescópio (vide artigo Comprando o primeiro telescópio? Cuidado! para maior referência do aumento real).
Disclaimer: Pode ter um ou outro telescópio ruim que não siga o padrão do telescópio ruim, essas dicas valem para a esmagadora maioria dos telescópios porcaria, mas não é generalizado, assim como alguns (a esmagadora minoria) dos telescópios bons podem também ter algumas características mencionadas aqui.

Postar um comentário